quarta-feira, 16 de maio de 2012

 Um projeto elaborado pela equipe técnica de agricultura urbana da Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, auxilia construir e manter uma horta piramidal. A inovação surge como uma ótima oportunidade para quem não dispõe de espaço em casa, mas sempre desejou ter uma área destinada ao plantio de hortaliças e verduras.

Adaptada em formato de pirâmide, a horta urbana é montada com o uso de garrafas descartáveis PET, cortadas em forma de funil e preenchidas com substratos orgânicos (terra vegetal, húmus de minhoca e compostos). Assim preparados, os funis receberão as mudas de hortaliças para o cultivo, sem adição de produtos químicos.

Construída em madeira, tendo como base as medidas 1,60 m por 1,60m e 1,70 m de altura, a pirâmide ocupa 3,20 m² de área e comporta 180 garrafas PETs, com mudas. A irrigação é feita por gotejamento, através de um sistema de mangueiras, bicos e registros, proporcionando a rega simultânea ou segmentada das hortaliças. O manejo, de acordo com os técnicos da prefeitura de Guarulhos, é fácil e rápido.

Independente de morar em Guarulhos, você pode ter a sua mini horta contando com a colaboração da equipe técnica de agricultura urbana daquela municipalidade

Um comentário: